10 Filmes sobre Padres e Sexo



Segundo a igreja católica, o celibato dos clérigos é necessário para que estes possam devotar-se totalmente às suas atividades religiosas e a Deus.
Um outro motivo seria garantir que os padres não tivessem descendentes, que eventualmente pudessem pleitear e dividir o patrimônio da igreja. Parece plausível.

O fato é que os padres são humanos, e esse isolamento nunca foi totalmente respeitado. Isso causa frequentes embaraços para os dirigentes católicos, como os dos últimos dias.
Muitas são as histórias de padres que tiveram relações e filhos com mulheres de suas congregações, mas o maior dos problemas é a pedofilia, cometida contra coroinhas, estudantes e internos. 


Esta lista traz 10 filmes com foco neste tema.


1.  O Padre (Linus Roache é um padre enviado para uma paróquia em Liverpool. fica surpreso ao ver que seu novo superior - o ótimo Tom Wilkinson - não cumpre o celibato, mantendo relacionamento com uma mulher. em seguida, descobre sua própria homossexualidade, apaixonando-se por um rapaz - Robert Carlyle. mas o que mais o atormenta é a confissão de uma menina, que conta ser abusada pelo pai. ele começa a contestar as regras da igreja, especialmente o segredo da confissão. ótimo filme de Antonia Bird)


2.  Dúvida (em 1964, num colégio católico do Bronx, um padre carismático - Philip Seymour Hoffman -, tenta abrandar os rígidos costumes da escola e entra em conflito com a diretora - Meryl Streep -, feroz guardiã da disciplina. nesta disputa, ela se arma da suspeita de uma freira sobre uma suposta relação do padre com um aluno negro de 12 anos, para neutralizá-lo. um filme brilhante sobre o poder do boato)


3.  A Má Educação (nos anos 60 dois garotos de uma escola católica descobrem o amor e o sexo, mas são separados por um padre pedófilo, que abusa de um deles e provoca a expulsão do segundo. anos mais tarde, um deles se tornou travesti - Gael Garcia Bernal - e ator e o outro cineasta. o ator propõe fazerem um filme sobre suas vidas. durante as filmagens o padre reaparece. mais um filme provocador de Pedro Almodóvar)


4.  Camila (em 1840, em Buenos Aires, uma jovem da sociedade está noiva de um homem rico. um dia, durante sua confissão, conhece um padre jesuíta e se apaixona imediatamente. ele tenta escapar de seus ataques, mas acaba cedendo e eles começam a ter um caso. bom filme, que chegou a ser indicado ao Oscar)


5.  O Crime do Padre Amaro (Gael Bernal é um jovem padre que acaba de ser ordenado e, antes de ser enviado a Roma para estudar, tem que passar por uma pequena paróquia. lá fica sob supervisão de um padre corrupto e acaba apaixonando-se por uma linda devota local, que é filha da amante do padre. baseado na obra de Eça de Queirós e também indicado ao Oscar, pelo México)


6.  Os Meninos de São Vicente (baseado em fatos reais, conta o que ocorreu num orfanato do Canadá, onde vários meninos foram abusados psicologicamente e sexualmente por um padre. apesar de começar uma investigação policial, grupos políticos e religiosos, conseguiram abafar o caso. um filme perturbador, exibido como minissérie, mas tem uma versão curta)


7.  O Inferno de São Judas (Aidan Quinn é designado como o único professor laico de um reformatório na Irlanda e acaba presenciando uma série de abusos contra as crianças, inclusive sexuais. decidido a defender os alunos, entra em confronto com os irmãos que se protegem. baseado em um caso real ocorrido em 1938) 


8.  Decameron (adaptação de 9 contos do livro de Bocaccio, satirizando a sociedade e a igreja católica. em um dos contos um homem se faz de cego para entrar num convento de freiras devassas que promovem milagres sexuais e eu outro, um sacerdote engana o amigo, para ficar com sua mulher. a irreverência de Pasolini na sua melhor forma)


9.  Os Demônios (conta a história de um padre - Oliver Reed - que controla um vilarejo francês no século 17 e uma freira deformada - Vanessa Redgrave - obcecada sexualmente por ele, que dirige o convento local, onde irão ocorrer diversos casos de heresia, profanação, possessão, exorcismo e muito mais. uma provocação de Ken Russell, baseada em livro de Aldous Huxley)


10.  Pianese Nunzio, 14 Anni a Maggio (um padre de uma igreja de Nápole, dá abrigo a um garoto de 13 anos, organista da igreja, com quem mantém relações sexuais regularmente. por confrontar a Camorra, acaba sendo dedurado e acusado pelo serviço social. curioso porque o padre é sempre correto e parece não ter qualquer pudor moral de se relacionar com o menino)




Vi Aqui

4 comentários:

Louiselene disse...

Olá, muito bom o post, lhe sugiro outro filme, Sombras de Goya, também é com Gael Bernal, conta a história da inquisição e suas torturas e nesse meio todo Gael que é um padre se envolve com uma prisioneira da igreja e com a revolução francesa ela acaba indo embora da espanha e deixa de ser padre e arruma outra família, porém a sua amante de prisão teve uma filha... e ai vai todo o desenrolar, um filme pertubador sobre a igreja católica

Anônimo disse...

O Crime do Padre Amaro é portugues, nao mexicano

Anônimo disse...

v for vedetta

Anônimo disse...

O Filme "O Crime do Padre Amaro" é Mexicano. O livro de Eça de Queiroz, este sim, é Português.

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Bllogados

Os comentários deste blog passam por uma rigorosa moderação e não são aprovados os comentários:

1.Ofensivos ou com palavrões
2.Não relacionados ao tema do post
3.SPAM
4.Que possam ofender pessoas ou empresas
5.Divulgações de links