Tutorial - Como usar o twitter

O twitter, à primeira vista, é uma coisa bem estranha: é uma página que várias pessoas acessam, onde você pode colocar mensagens de no máximo 140 caracteres. Nesse artigo eu vo tentar ser o mais claro possível e tentar tirar o máximo de dúvidas, afinal, o novo twitter já esta chegando e tem gente que ainda não aprendeu todas suas utilidades e ferramentas.

TUTORIAL - TWITTER

Tutorial - Como usar o twitter
Temas que serão abordados nesse super tutorial

- O que é um Twitter
- Como fazer um twitter
- Qual a utilidade do twitter
- Como seguir os outros
- Como os outros vão me seguir? 
- Como escrever e ler mensagens?  
- A importãncia de se retwittar uma mensagem
- Dicas para encurtar links no twitter
- O que são Treding Topcs (TTs) ... Etc


Quem vai lê-las? 
Quem decidir "seguir" você, ou seja, quem optar por acompanhar todas as mensagens que vc mandar para o twitter.

A idéia inicial é que seja uma rede aberta, ou seja, que as pessoas sejam livres para se acompanhar umas às outras. Como muita gente tem medo disso hoje em dia, é possível bloquear seu perfil e só deixar te seguirem aqueles que você autorizar.

Eu não faço isso porque não vejo qualquer perigo em deixar minhas mensagens livres. Mas, se você for usar o twitter para mensagens muito pessoais, pode ter essa opção de "proteção" (tanto quanto é possível proteger algo no mundo virtual).

O que as pessoas escrevem lá? 
De tudo. Quando começou, elas iam contando onde estavam e o que faziam: "Saí para o cabelereiro"/"Ufa!

Nada como um cabelo curto de novo"/"Acho que vai chover"/"Alagou tudo por aqui". Mas há muitos usuários que colocam dicas de leitura, indicações de sites, links úteis etc.


Qual a utilidade disso? 
Boa pergunta. Eu também já tive essa dúvida! Veja várias respostas neste post do Blog novo em folha.
A primeira coisa é entrar na página inicial do twitter, no http://twitter.com.
Agora coloque este tutorial e o navegador em que está aberto o twitter lado a lado, e vá seguindo os passos ali de baixo. Você vai ver que é fácil e rápido
 

1. criando sua conta 
 twitter
  • Preencha o seu nome no twitter (o meu, por exemplo, é anaestela) e sua senha. Guarde bem sua senha
  • pois vc precisará dela se quiser depois mudar algo no seu perfil (já explico já, já essa coisa de perfil). Avance
twitter

  • Agora preencha seus dados. Veja que, no menu da direita, há dicas e orientações sobre o que funciona bem nesse perfil
twitter
  • Na linha da "bio" (veja imagem abaixo), coloque informações que permitam aos outros saberem quem vc é, o que faz, do que gosta. É isso que fará os outros decidirem acompanhar você ou não (também sobre isso falaremos em breve!)twitter
  • Os dados que vc colocar nesse campo "bio" aparecerão desta forma aqui embaixo, quando os outros tweeters (ou tweeps, sei lá... ainda estou aprendendo as gírias) olharem o seu perfil. Por enquanto, não se preocupe em ir olhar o perfil. Vamos terminar de colocar seus dados, OK?

twitter

  • Meu amigo Alec Duarte, que foi quem me incentivou a entrar no twitter, diz que é fundamental colocar uma foto ou pelo menos um ícone só seu. A força do twitter tem muito a ver com ser um espaço mais ou menos pessoal. Para colocar sua foto ou uma imagem, clique na aba "picture"

twitter

  • Agora clique em "browse" para achar, nas suas pastas, a foto que quer incluir no seu perfil.

twitter
 
  • Clique na aba "notices" para escolher como você quer ficar sabendo que pessoas estão "te seguindo" ou mandaram respostas para você, ou mensagens pessoais.

  • twitter
    • Eu uso estas configurações nesta parte:
    twitter

    • Outra coisa que você pode alterar, se quiser, é o fundo a sua página de twitter. Pode escolher entre algumas opções do próprio twitter ou colocar uma imagem de que goste: 


    twitter


    2. Como seguir os outros

    • Há várias formas, mas a primeira e mais rápida é clicando em "Find People":

    twitter   
    • Que tal você me seguir? Coloque meu nome na caixa de busca, para que ele me procure no twitter:

    twitter  
    • Clique na minha foto para abrir o meu perfil.  

    twitter
    • No exemplo abaixo, abri o perfil de um colega, o Felipe Caruso, mas, na sua tela, o perfil que vai abrir é o meu, mesmo. Para começar a me seguir, clique no botão "follow", que aparece logo abaixo da minha foto no perfil (logo, logo eu explico o que quer dizer, na prática, "me seguir"):
    twitter

    • Veja que vai aparecer a mensagem de que vc agora está seguindo aquela pessoa


    twitter  

    • Outra forma de achar alguém para seguir é procurar conhecidos ou pessoas interessantes dentre as que os outros estão seguindo. Por exemplo, vou bisbilhotar quem é que o Felipe Caruso anda seguindo:


    twitter

    • Na lista dele, eu encontrei o perfil do CQC, que quero começar a acompanhar. Ótimo, basta clicar no follow.

    twitter

    • Também dá para achar gente dentre aqueles que estão seguindo um usuário. Agora vou xeretar os seguidores do Marcelo Soares, meu superprofessor:


    twitter  
    • Lá eu encontrei a Juju, minha ex-trainee, e resolvi adicioná-la também.

    twitter  

    • Outra forma --que eu acho mais chata, mas está valendo-- é convidar pessoas a entrar no twitter. Na abinha do Find People você pode procurar pessoas no MSN, no Gmail e de outras formas também.


    twitter
     
    3. Como os outros vão me seguir? 
    • Conforme vc começa a achar amigos ou gente interessante e a segui-los, vários deles resolvem te seguir também. Além disso, outras pessoas podem ver uma mensagem sua e resolver segui-lo, ou amigos podem te procurar no twitter, como vc fez comigo ali no passo X.    

    4. Como escrever e ler mensagens?  
    •  Basta ir para sua home:
      twitter
    • Clicando ali, vc verá as mensagens mandadas pelas pessoas que está seguindo. E também poderá escrever algo (no máximo com 140 caracteres> naquela caixinha que está bem no alto. Ela tem um contador que vai te mostrando quantos toques faltam.

    twitter

    • Se quiser responder para alguém, clique naquela flexinha com cara de reply que aparece quando vc passa o mouse no canto inferior direito da mensagem.
    twitter

    • Ai, meu deus, cliquei e nada aconteceu!!! :-) Sim, comigo também foi assim. Não percebi que ele havia habilitado uma caixa de resposta lá em cima (veja na imagem logo aqui embaixo) e fiquei esperando que aparecesse outra janela, uma caixinha, algo assim. Tudo bem. Com o tempo vc se acostuma:
    twitter

    • Se olhar na imagem aqui embaixo, verá que, quando alguém responde uma mensagem, aparece este @nome, que indica que é uma resposta. Para saber que mensagem levou a uma resposta, como neste exemplo aqui embaixo, clique no trecho que diz "reply to..." 
    twitter

    • Quando clicar ali, vai abrir a mensagem imediatamente anterior, que foi respondida por esta
    twitter

    • Para ler todas as respostas dadas a mensagens suas, clique na aba @replies, no menu da direita (calma, né? por enquanto, ainda não vai ter nenhuma. Mas escreva pra mim que eu respondo!).
    twitter

    • Também aqui, se não entender bem por que aquela pessoa está respondendo aquilo, clique no reply to, embaixo, para ver que mensagem gerou aquela
    twitter
    twitter

    • E se eu mandar uma mensagem para alguém que não está me seguindo, ela consegue ler? Esta é uma das dúvidas mais frequentes de quem está começando a usar o Twitter. Você está seguindo um grande ídolo e não pára de escrever para ele, mas nunca recebe respostas. Bem, na verdade, ele só vai ler o que você escreveu na página principal ("home") dele, se estiver te seguindo. Caso contrário, ele pode saber o que andam falando com ele se clicar em @nome, que fica abaixo de "Home":
    twitter

    Por isso, é fundamental que você se refira à pessoa usando seu nome do twitter (seguindo do @). Não adianta escrever, "Oi, Maria!" se ela não te seguir. Tem que escrever "Oi, @maria!" para que ela consiga ler o que você escreveu clicando no @maria que aparece na coluna da direita, como na foto acima. 

    • Outra coisa importante: vamos supor que você me siga e siga a @kikacastro. Se eu escrevo uma mensagem para ela ("Oi, @kikacastro"), você vai ler essa mensagem em sua home. Agora, se você me segue, mas NÃO segue a @kikacastro, você NÃO vai ler essa mensagem, a menos que entre no meu perfil. Lembrando que se um perfil não é protegido (como o meu), qualquer um pode entrar nele (twitter.com/anaestela) e ler tudo o que escrevi. Mesmo quem nem tem conta no Twitter. 
    • E se eu quiser mandar mensagens privadas? Aí você vai mandar uma "direct message" para alguém. Para isso, basta escrever D antes do nome da pessoa para a qual você está mandando a mensagem. Por exemplo: "D @anaestela Tudo bem?". Outra forma de fazer isso é acessar o perfil da pessoa e clicar em "message anaestela", que aparece ali na coluna da direita:

    twitter

    Importante: para receber uma "direc message", a outra pessoa também tem que estar te seguindo.


    5. Retwittar é legal

    • Vc vai perceber que as pessoas repercutem, repetindo, mensagens que vieram de outras. Isso porque cada um tem diferentes seguidores, e os que estão me seguindo podem não ter lido o que alguém que eu sigo escreveu. Por exemplo, eu gostei de uma tirada da minha colega Giulliana e resolvi copiá-la para meus seguidores, neste exemplo aqui embaixo, já que muitos deles talvez não sigam a Giu. Quando for reencaminhar uma mensagem, faça como eu fiz: escreva "RT:" e coloque em seguida a origem da mensagem, como no exemplo: RT: @giubianconi  

    twitter

    Se quiser saber o quanto seus tweet repercutiram naquele dia, uma dica é o Twitter Analyzer.


    6. Uma dica para encurtar links

    • Você vai precisar dela, porque só cabem 140 toques na sua mensagem e alguns links são enormes de grandes. Veja só o tamanho, por exemplo, do link de um post do meu blog: http://www.bllogados.com.br/arch2009-02-22_2009-02-28.html#2009_02-26_12_29_41-11540919-0 Tem 108 toques!!! O jeito é usar vários sites da internet que encurtam links. Eu ultimamente tenho usado o http://is.gd, mas há outros, como o http://tinyurl.com/. O exemplo abaixo é do is.gd. Cole na caixinha o seu link enorme e clique em compress the adress
    twitter

    • Agora basta colar o link curto que ele gerou, que, quando alguém usar este link curto, ele redireciona direto para a sua página
    twitter

    Nesses encurtadores de link, não dá para saber, só de passar o mouse sobre o link, para onde ele vai te levar. Em tempos de sites maliciosos, é melhor usar o http://longurl.org. Ele te mostra o link original que foi encurtado ali. 

    7. O que são Treding Topcs (TTs) 
    Trending Topics nada mais é do que uma espécie de ranking dos assuntos mais abordados no twitter em um determinado período. Vale lembrar que para um Tag conseguir entrar nos TTs é preciso que muitas pessoas escrevam ela. Portanto, não pense que é fácil uma Hashtag entrar para os Trending Topics . rs
    As hashtag mais usadas são:
    • #comofaz: usada em quando a dúvidas
    • #fail : serve para dizer que algo falhou ou que é muito ruim
    • #LOL : Significa rindo muito ou rindo muito alto
    • #euri #eurialto: pra dizer que o tweet foi engraçado
    •  #ficadica: é usada quando alguem da uma dica para outra pessoas.
    •  #bjomeliga: Geralmente usada quando uma pessoa esta saindo
    •  #partiu: tbm usada quando alguma pessoa esta partindo, saindo do twitter.
    Em linhas gerais, é isso. Se sobrarem dúvidas pessam socorro nos comentários. rsrsrsrs

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Seja bem-vindo ao Bllogados

    Os comentários deste blog passam por uma rigorosa moderação e não são aprovados os comentários:

    1.Ofensivos ou com palavrões
    2.Não relacionados ao tema do post
    3.SPAM
    4.Que possam ofender pessoas ou empresas
    5.Divulgações de links