Programas Essenciais Para o Pen Drive

Muita gente usa o pen drive apenas para guardar arquivos. Geralmente, desconhecem que o pequeno dispositivo serve também para armazenar e rodar programas.

Na web, o internauta encontra antivírus, suíte de escritório, navegador, editor de imagens, entre outros, para instalar no dispositivo. Apesar de serem customizados, os aplicativos para pen drive mantêm as características da versão que é instalada no micro, ou seja, têm a mesma estabilidade, segurança e eficiência.

Com esse tipo de programa, o internauta ganha dois benefícios. O primeiro é que pode carregar o software que adora para onde quiser, como se ele fosse um arquivo comum. A segunda vantagem está no fato de poder rodar o programa que tanto gosta em qualquer micro – desde que seja compatível com o software portátil.
Portanto, a dica de hoje é uma seleção de programas para rodar diretamente no pen drive. Conheça-os abaixo:
 
Thunderbird 2 Portable: desenvolvido pela empresa que criou o Firefox, esse aplicativo de e-mail é equipado com um filtro que colore as mensagens que o internauta recebe. Tem ainda ferramentas para a criação de backup e anti-spam. Recursos tradicionais como o suporte a várias caixas de e-mail e catálogo de endereços também estão presentes no Thunderbird portátil.

Firefox Portable: nessa versão portátil, o popular browser da Mozilla mantém o suporte aos complementos (pequenos aplicativos que dão ao Firefox outras funções, como editor de textos e imagens, software de bate-papo e player de áudio, entre outros). A rapidez para carregar páginas web e a tradicional estabilidade do programa também estão presentes na versão para pen drive.

Gimp 2.6.6 Portable: construído com software aberto, o Gimp é um dos melhores software de edição de fotos e imagens do mercado. O melhor: é totalmente gratuito. Com ele, o internauta corrige os olhos vermelhos de algumas fotos e faz retoques avançados em imagens e gráficos. Na versão portátil, o programa mantém o suporte aos vários formatos de imagens (BMP, GIF, JPEG, MNG, PCX, PDF, PNG, PS, PSD, SVG, TIFF, TGA, XPM). É uma ótima alternativa para quem não pode pagar por um Photoshop.

ClamWin Portable: para quem vive conectando o pen drive em computadores de outras pessoas ou de lan houses, esse antivírus portátil é item obrigatório. Ele permite ao internauta vasculhar, direto do dispositivo portátil, se o micro que está sendo utilizado está infectado por algum vírus. Como o original, o ClawWin Portable não faz atualizações da base de vírus automaticamente. Esse processo deve ser iniciado manualmente pelo internauta, por meio de um comando encontrado na interface do software.

Miranda IM Portable  0.7: esse software, para quem não conhece, é um mensageiro instantâneo alternativo. Construído com software livre, o Miranda é compatível com as redes do Windows Live Messenger (MSN), AIM e ICQ. Ou seja, os internautas podem acessar, do programa, os contatos dessas serviços de bate-papo virtual. Como no original, dá para gravar as conversas nessa edição portátil do programa.

7-zip Portable: eficiente compactador de arquivos, esse programa funciona com os formatos mais comuns de compactação, como o ZIP, o RAR e o ARJ, entre outros. Como os outros aplicativos do ramo, ele também tem um formato próprio, o 7Z, que promete comprimir os arquivos com 50% mais eficiência em relação ao tradicional formato ZIP.

OpenOffice 3.0.1 Portable: para quem precisa, constantemente, editar textos, planilhas, imagens e apresentações, é essencial ter no pen drive esse aplicativo. Com ele, o internauta abre e edita seus arquivos. O grande benefício desse programa, construído com código aberto, é o suporte aos documentos do Microsoft Office. Como o original, o OpenOffice 3.0.1 Portable já é compatível com documentos XML e o padrão aberto ODF.

PortableApps Suite Standard 1.5: um “escritório de bolso” é uma boa analogia para definir esse software. Ele instala no pen drive programas para ler arquivos PDF, editor textos, planilhas e imagens e player de vídeo e áudio. Além disso, instala também uma agenda e um gerenciador de senhas, entre outros aplicativos. Por ser um pacotão de programas, o PortableApps Suite Standard 1.5 é indicado para dispositivos com mais de 2 GB de memória.


E MAIS: Photoshop: Quando é Demais?
PLUS: Qual o melhor Email?

_

8 comentários:

Allan Azevedo disse...

Gosteei desse post beem util vei ;D
postaa uns programas para para ipod touch e iphone ae...
abraçoss

Renato Kleber disse...

Foi muito útil, verdadeiramente preciso destes programas. Uso também o Photoshop cs4 Portable.

Boa dica, abraço!

www.humordaterra.com disse...

Galera, show de bola esse post! Parabéns! Sempre uso programas portáteis! São ótimos !!!

Abraços!

Anônimo disse...

Obrigado pelas dicas,

Roby sanches
www.atraindo.com

O Blog é Seu disse...

Boa!

Anônimo disse...

Obrigado pela informação.

Anônimo disse...

Parabéns por este post.

Está a ser recomendado pelo agregador Turritopsis, em

http://www.turri.supra5.com

Anônimo disse...

e nos com isso

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Bllogados

Os comentários deste blog passam por uma rigorosa moderação e não são aprovados os comentários:

1.Ofensivos ou com palavrões
2.Não relacionados ao tema do post
3.SPAM
4.Que possam ofender pessoas ou empresas
5.Divulgações de links