Photoshop: quando é demais?

Qualquer um que mal tenha ouvido falar em edição de imagens logo pensa em Photoshop. E quem pensa em Photoshop logo pensa em rejuvenescimento de fotos, montagens, correção de imperfeições.

Ora, sabemos que é possível fazer tais coisas com o auxílio de um editor de imagens - e também sabemos que é possível fazer muito mais do que isso. É uma ferramenta poderosa, capaz de fazer maravilhas outrora impensáveis. Para muitos fotógrafos, o Photoshop já se tornou uma ferramenta de trabalho indispensável, e dominá-la requer uma boa base de conhecimento e até mesmo alguns cursos específicos.Mas até que ponto é interessante modificar uma foto através de um editor gráfico?

O PHOTOSHOP E A MÍDIA
Acima, usei como exemplo a foto de uma celebridade conhecida. Temos que ter em mente o seguinte: ao folhear uma revista, dificilmente encontraremos retratos que não tenham sido melhorados durante sua edição. Esse é o padrão da mídia, não há muito o que se discutir a respeito. E o motivo é simples: muitas pessoas poderiam não gostar de comprar uma revista recheada de imagens desagradáveis e desinteressantes; ou ainda: certos artistas talvez não simpatizem com a idéia de ter suas fotos publicadas sem tratamento. Poderíamos ficar muito tempo especulando sobre o por quê desse padrão, sem no entanto chegar a lugar algum.
algumas imperfeições - ninguém é ingênuo a tal ponto.
Deixo claro que não se trata de uma crítica ao uso de programas de edição de imagens, mas sim da constatação de um fato. Quase todo mundo já viu em algum lugar comparações antes/depois do Photoshop, e sabe que aquele artista ou modelo da revista tem sim
Por outro lado, na contra-mão disso tudo, a edição de abril da Elle francesa mostra oito estrelas européias clicadas por Peter Lindbergh, sem maquiagem e sem retoques digitais. Sinal de que, tal como existem entidades que protestam contra o padrão anoréxico na indústria da moda, um movimento similar se faz presente na mídia para contestar o uso desvairado do Photoshop.


UMA BOA FOTO É BOA COM OU SEM EDIÇÃO

Deixando um pouco de lado o assunto dos retratos melhorados, volto minha atenção para o que verdadeiramente me levou a escrever este artigo: é justo transformar uma foto completamente sem-graça em uma imagem estonteante?

Há pouco tempo foram divulgadas algumas imagens do fotógrafo dinamarquês Klavs Bo Christensen, desclasificado do concurso Picture of The Year in Denmark por uso 
excessivo de Photoshop. Confira abaixo o antes e o depois das imagens de Klavs:
ANTES




DEPOIS
Acredito que uma foto já é boa ou não no instante em que é concebida. É indiscutível que muitas vezes um retoque pode fazer toda a diferença em uma fotografia: um recorte diferente, um giro de 180º, ajuste na saturação, etc. Mas são retoques numa fotografia que por si só já seria interessante, não uma reconstrução total.

Nas
minhas fotos, eu optei por não utilizar o Photoshop sequer para aparar as imagens - zero. Mas decidi por essa crueza em relação ao tratamento das fotos não como protesto ou algo do tipo, foi uma simples opção para exigir de mim mesma um maior comprometimento no momento da produção das fotos, sem deixar nada para ser resolvido depois.

O que devemos ter em mente na hora de fotografar qualquer coisa é isso: que a imagem saia da câmera para o computador o "mais pronta" possível. Para mim, alguém que faz milagres com uma foto meia boca é um bom designer gráfico, não um bom fotógrafo.

E vocês, fiéis leitores do blog, o que acham?



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4 comentários:

Marcio Mussa disse...

Ainda bem que ele existe. Viva ai Photoshop

Anônimo disse...

1° eu vi isso da resvista ellen, e tbm da comunidade europeia que quer que as fotos avisen que foi utilizado photoshop por causa da beleze perfeita.
e oque vc falou sobre as fotos é verdade afinal uma boa foto deve ser tirada, e não produzida no pc.mas a questão hoje é quantos profissionais são fotografos e quantos são desinger graficos.

Anônimo disse...

toma um doce que fica igualzinho...

Renan disse...

Eu acho que muita menininha ia ficar feliz de ler uma tarja que avisa se a foto foi modificada.

Controle de saturação, contraste e etc podia ser manuseado usando o diafragma de uma máquina analógica e controlando durante a revelação. Hoje em dia acho que as máquinas tem tantos botões e tantos menus que as pessoas preferem nem mexer tanto e deixar pra corrigir no photoshop.

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